Cinquenta e três anos volvidos sobre a elevação da Póvoa de Varzim à categoria de cidade, a Presidente da Câmara Municipal, Andrea Silva, distinguiu com a Medalha de Reconhecimento Poveiro as Juntas de Freguesia do concelho, numa cerimónia que se realizou esta terça-feira, 16 de junho, no Póvoa Arena.
Esta distinção “estende-se simbolicamente a todos os Presidentes de Junta, membros das Assembleias de Freguesia, autarcas eleitos, antigos e atuais, e às populações que, ao longo das últimas décadas, participaram ativamente na construção das suas comunidades”, transmitiu a autarca.
Para a Presidente da Câmara, “a Póvoa de Varzim é a soma das suas partes”, que têm nome, “o nome das suas doze freguesias, das suas gentes” e, por isso, dirigiu-se a todos sublinhando que “esta medalha é vossa, é de quem serve, é de quem ficou quando podia ter partido, de quem acredita que a democracia local não é apenas um mecanismo institucional”.
E porque este ano se comemoram os 50 anos do poder local democrático, o Presidente da Assembleia Municipal iniciou a sua intervenção pedindo um minuto de silêncio por todos que exerceram cargos políticos e já não estão entre nós. Aires Pereira afirmou que “os autarcas das freguesias sabem que num mundo onde milhões de pessoas vivem rodeadas de desconhecidos, a freguesia continua a oferecer-nos a certeza, privilégio cada vez mais raro, de que alguém sabe quem somos. E sabe quem somos porque acompanhou a nossa evolução. A freguesia é o lugar onde a vida de cada pessoa continua a merecer o interesse de todos os outros”.
Em representação dos Presidentes de Junta, José Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Balasar entre 2009 e 2025, começou por evocar o seu pai, atualmente com 96 anos, ex-autarca mais velho do nosso concelho, constatando que “o Presidente de Junta é a primeira pessoa a quem o cidadão recorre quando não sabe a quem mais recorrer”. O ex-autarca reconheceu ainda que a Câmara Municipal sempre foi parceira das freguesias na resposta ao munícipe: “ao longo destes cinquenta anos, com presidentes de mandatos diferentes, houve sempre uma coisa que permaneceu, a consciência de que o indivíduo e as suas freguesias são o mesmo território”.
Como habitualmente, o Hino da Póvoa de Varzim foi solenemente interpretado pela Capela Marta e o evento terminou com nova atuação do agrupamento vocal que, acompanhado pela Capela Marta Júnior apresentou “Saudades do Mar”. A cerimónia contou ainda com outro momento musical protagonizado pela soprano Sofia Marafona que acompanhada por Guilherme Cancujo ao piano interpretou “Summertime” e “O Mio Babbino Caro”.
O programa comemorativo do Dia da Cidade contemplou um concerto de Ana Bacalhau que atraiu centenas de pessoas ao Passeio Alegre. Com uma das vozes mais carismáticas da música portuguesa, a artista surpreendeu com a sua entrega única no palco, sempre com a intensidade de quem vive cada performance como se fosse a última.



