De sexta a domingo, associações locais, artesãos e diversos figurantes garantiram muita animação e bons petiscos.

A animação do primeiro dia foi garantida pela Escola de Musica de Rates e pelo Grupo de crianças “Fadas e Piratas”, do Centro Social de Rates. A ementa do jantar dessa noite tinha à disposição sardinhas, acompanhadas por broa e vinho. No final do jantar os True Band deram um concerto.

No sábado, realizou o Festival de Folclore, promovido pelo Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates. Mais tarde houve uma corrida de burros e uma recriação histórica sobre a vida de Tomé de Sousa, com a atuação dos elementos de teatro da Associação Velha Lamparina.

À noite, já depois da Comissão de Festas a Santo António ter feito a apresentação do seu Programa para o ano 2020, seguiu-se o Festival de Folclore.

No Domingo, depois da missa solenizada pela Escola de Música e pelo Grupo Coral de Rates, foi a vez do almoço da comunidade.

Durante a tarde, a animação continuou, com o desfile e atuação do Grupo S. Pedrinho e a Pequenada, do Centro Social de Rates, corrida de burros, cantares ao desafio, novamente a peça de teatro sobre a vida de Tomé de Sousa.

Mais à noite, e ao som de fados, foi servida sopa à Lavrador. Pelo valor da sopa, e como recordação do evento, era entregue a respetiva tijela de barro.

Estas festas contaram com a presença da Vereadora Lucinda Amorim, Sílvia Costa, o Vereador Luís Ramos e o Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates Paulo João Silva.