O 1º Grande Prémio de Ciclismo irá realizar-se no dia 11 de Maio. Depois da partida, na Póvoa de Varzim, o percurso de 120 quilómetros vai passar por Guimarães, Fafe e Alto da Lameira até alcançar a S.ra da Graça. Este será um evento de convívio, no qual o espírito competitivo será substituído pelo espírito de equipa e pela diversão. O almoço e o transporte, para os participantes que não contam com equipa de apoio, será oferecido pela organização. Esta prova é aberta para bicicletas BTT e de estrada.

O 2º Grande Prémio da Marginal vai acontecer no dia 18 de Maio. Rosa Mota, à semelhança da edição anterior, será a madrinha da prova que tem também uma vertente social, já que colabora com a Associação Nacional de Paramiloidose.

Os participantes podem escolher entre participar na corrida, de dez quilómetros, ou na caminhada, de seis. Em ambos os casos a partida irá dar-se no Alto de Martim Vaz, onde também terminará o percurso da corrida. A caminhada irá terminar junto ao Forte de S. João, em Vila do Conde.