A entidade vencedora desta 9ª edição foi a ACAPO (Associação Dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que concorreram com um projeto que consiste na criação de um canal de Youtube, onde possam vir a ser partilhadas histórias e vivências da comunidade piscatória da Lapa. O projeto será realizado pelos utentes do Centro Ocupacional da Lapa durante o próximo ano.

O desafio apresentado às quatro equipas (Lar Mãe de Deus, São Miguel – Açores; Associação Chão dos Meninos – Évora; ADM Estrela – Guarda; ACAPO (Associação dos cegos e Amblíopes de Portugal) – Lisboa) passava pela construção de um projeto a ser implementado no território selecionado (Centro Ocupacional da Lapa), em função do diagnóstico de problemas e oportunidades que venham a encontrar durante o seu desafio.

O Instituto Madre Matilde foi o organizador do evento, uma vez que ganhou a edição do ano passado e a Madre Maria José, Diretora do Instituto foi uma das representantes do júri e referiu que “não foi difícil escolher, pois eles atuaram todos muito bem, no entanto há sempre um grupo de se distingue”.

Presente no evento esteve também a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, que lembrou a importância que este prémio tinha para a Póvoa, uma vez que a entidade que ganhou o ano passado era poveira. Andrea Silva acrescentou ainda, que o facto de os grupos não conhecerem o local tinha tornado o desafio maior. No final salientou a felicidade dos jovens, depois de terem a oportunidade de estar em contato com o mar, pois muitos deles nuca tinham visto, nem entrado no mar.

Criado em 2010, o Prémio de Voluntariado Jovem do Montepio, tem vindo a distinguir, reconhecer, promover e divulgar o voluntariado jovem através do estímulo à apresentação de projetos inovadores nas áreas da solidariedade e saúde, economia social, educação e formação e a próxima edição realizar-se-á em Lisboa, com mais quatro associações vocacionadas para o apoio de jovens em risco.