Esta associação nasceu em 1991 com o objectivo de dinamizar acções de geminação, desenvolver o projecto europeu através da participação pública, promover a mobilidade de cidadãos europeus, estabelecer laços de amizade e cooperação e contribuir para a formação e conhecimento dos cidadãos, envolvendo as cidades de Montgeron (França) com quem o município tem uma geminação, e de Eschborn (Alemanha) e Zabbar (Malta), com as quais foram estabelecidas relações de amizade e cooperação.

Já a decorrer está o Concurso Nacional de Fotografia, organizado em conjunto com a Casa da Juventude. O concurso é aberto à participação de jovens portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, com idades entre os 15 e os 35 anos, que devem entregar os seus trabalhos até 19 de Maio.  Ainda no plano artístico, a Associação apoia também a segunda edição do Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio, organizado pelo Departamento de Educação Artística e Tecnológica da Escola Secundária Eça de Queirós, através do Clube de Cinema 8 e Meio. O concurso é aberto a todos os alunos entre os 15 e os 19 anos de escolas secundárias da Direcção de Educação Regional do Norte, que devem apresentar uma curta-metragem com a duração máxima de oito minutos e meio subordinada ao tema “A minha vida dava uma curta-metragem”.  Os trabalhos devem ser entregues até 31 de Julho. No portal municipal pode encontrar mais informações.

prpintores

Outras duas grandes actividades se aproximam: a Praça dos Pintores e o Encontro Internacional de Jovens, ambas organizadas no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Desde 1995 que a Póvoa de Varzim recebe jovens provenientes das quatro cidades para um encontro onde a amizade se faz através da pintura. Este ano, novamente no Diana Bar e no âmbito do Dia da Europa, a Praça dos Pintores decorre entre 10 e 11 de Maio. As inscrições estão já abertas, propondo a todos os que queiram participar a pintar “Linguagens”, o tema deste ano. Também abertas estão as inscrições para uma outra organização da Associação de Amizade, o Encontro Internacional de Jovens, que este ano celebra a 20ª edição. O evento tem lugar em Ueckermünde, Alemanha, entre 17 e 31 de Julho, tendo como tema “À Descoberta da Identidade Cultural Europeia”. Reunirá também jovens provenientes das quatro cidades, com idades entre os 14 e os 17 anos que ao longo das duas semanas irão desenvolver relações de amizade onde o intercâmbio cultural é o grande objectivo.

encontro internacional jovens 2008_cartaz

As festas tradicionais são também mote para cultivar as relações de amizade e cooperação entre as várias cidades. Assim é com Eschborn que, durante a Eschenfest, celebrada a 24 e 25 de Maio, receberá uma delegação de cada uma das cidades para celebrar um documento de amizade e reforço dos intercâmbios juvenis entre as quatro cidades. Já na Póvoa de Varzim, e durante as Festas de S. Pedro, mais concretamente a 28 e 29 de Junho, uma delegação de Eschborn, composta por 14 cidadãos, visitará a cidade durante um dos seus momentos mais festivos.

Em colaboração com várias escolas do concelho a Associação tem também programadas algumas actividades. É ao abrigo da Associação de Amizade que 13 alunos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, da Escola Secundária Eça de Queirós e da Escola Secundária Rocha Peixoto vão conhecer o Museu Olímpico, em Lausanne, Suiça. Tendo em atenção que 2008 é Ano Olímpico os alunos irão visitar, entre 25 e 28 de Agosto, aquele que já foi considerado, em 1995, o “Melhor Museu Europeu do Ano”. Em Outubro, de 16 a 19, Eschborn recebe a Oficina de Jazz, um espaço de intercâmbio cultural e técnico para participantes entre os 16 e os 25 anos, que tenham conhecimentos musicais. O desafio proposto é que todos desenvolvam um projecto musical conjunto. Antes, em Julho, tem lugar, também em Eschborn, o Intercâmbio Cultural e Técnico, entre os dias 19 e 26, com alunos do Mapadi, da Póvoa de Varzim, de La Vollière, de Montgeron e de Villa Luce, de Eschborn. Este Intercâmbio visa a troca de experiências com alunos de cada uma das escolas e o desenvolvimento de competências e técnicas. Para além de viverem em comunidade, os alunos vão ainda desenvolver projectos em artes oficinais, musicais e plásticas.

20aniversario

No âmbito das Festas de S. Pedro 2006 Póvoa de Varzim e Montgeron  celebraram novo acordo de geminação

O mês de Outubro ficará marcado por actividades desenvolvidas para os sócios. Assim, na primeira ou segunda semana daquele mês, terá lugar a Visita Cultural de Sócios. Depois de no ano passado terem visitado Eschborn, Berlim e Dresda, este ano o desafio passa por visitar as cidades de S. Salvador da Bahia e Recife. Em finais de Outubro, a 24 e 25, decorre a Cimeira das Associações, uma reunião bienal e rotativa, que este ano se desenrola em Eschborn. É uma reunião onde se avalia o que tem sido feito e se perspectiva o futuro no âmbito das relações de trabalho e técnicas das quatro cidades.

A Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas termina o Plano de Actividades de 2008 com o Convívio de S. Martinho, para sócios, a 8 e 9 de Novembro.

No portal municipal pode ficar a saber mais sobre a Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas.