O auditório da Biblioteca Municipal encheu-se, na passada sexta-feira, para o lançamento do livro de Adriano Cerejeira, intitulado "Manuel Silva: vida, pensamento e acção".
Entre familiares, antigos colegas de docência, ex-alunos e amigos de Adriano Cerejeira, Dores Milhazes e Manuela Bacelar, Diretora e Sub Diretora da Escola Flávio Gonçalves, fizeram questão de manifestar publicamente o apreço pelo antigo Diretor e docente, que também foi brindado com uma atuação musical por alunos da escola.
Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, também esteve presente na sessão. Veja a fotogaleria.
O estudo da vida e da obra de Manuel Silva tem sido o principal centro de interesse das pesquisas de Adriano Cerejeira.
Daqui resultaram algumas intervenções, de que são exemplo a publicação dos artigos “Manuel Silva, a educação e o ensino” (O Comércio da Póvoa de Varzim, 23.05.85) e ”Manuel Silva – um combatente pela verdade e pelo rigor” (Agenda Póvoa de Varzim, Março de 1996), bem como a participação em colóquios e conferências: “Santos Graça e Manuel Silva: aproximações e diferenças”, integrada na mesa-redonda “Encontro com Santos Graça: jornalismo , história e política” – com João Francisco Marques e Fernando Souto, realizada na Biblioteca Municipal em 19.04.2012; “Manuel Silva, cabouqueiro da história local”, que teve lugar no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim em 20.02.2013).
A apresentação da obra foi feita pelo Professor Doutor Viriato Capela que, no Prefácio escreveu: “A viagem pelos textos de Manuel Silva, agora reunidos em roteiro e estudados nos seus aspectos essenciais, permite finalmente ter a primeira visão de conjunto do alcance e significado da sua obra e, desde logo, atentar na enorme abrangência e presença da sua vida e escrita na Póvoa, no Jornalismo, Letras e Cultura Nacional“.
Adriano Cerejeira é Professor do Ensino Básico e Secundário, lecionou durante trinta e sete anos, vinte dos quais ao serviço da Escola Dr. Flávio Gonçalves, pela qual assume manter especial carinho.
Exerceu cargos de direção, tornando-se vice-presidente em 1978-80 e presidente nos anos 1984-86 e 1998-99 e dedicou largos anos da sua atividade profissional ao desempenho de funções de coordenação pedagógica.
No âmbito da formação de professores, além de ter lecionado a disciplina de Pedagogia nas antigas escolas do magistério primário, acompanhou e orientou grupos de professores estagiários.
Colaborou no jornal O Comércio da Póvoa de Varzim, onde publicou artigos relacionados com a história local, as tradições, a educação e o ensino.