É esta a forma encontrada para reunir todos no espírito natalício e de desejar um “Feliz Natal Póvoa de Varzim”, que não é apenas um voto da autarquia para a sua população. É o seu presente e nele todos vão encontrar momentos de animação, magia e confraternização.

E para que todos possam gozar estes dias verdadeiramente especiais que se aproximam, a Câmara Municipal, e como já vem sendo habitual, volta a disponibilizar a Agenda de Natal, o guia dos eventos que decorrem até 6 de Janeiro, tendo a época natalícia como pano de fundo.

Disponível no Posto de Turismo, em espaços públicos e também no portal municipal, a Agenda dá a conhecer a essência do programa “Feliz Natal Póvoa de Varzim!”, onde não faltam a gastronomia, os concursos, as acções educativas, o desporto, as exposições, os concertos, o lançamento de livros, as festas religiosas e o teatro, entre muitos outros.

Em consonância com a época natalícia, várias são as actividades em agenda que a celebram. Nas principais artérias comerciais da cidade, e até inícios de Janeiro, a animação de Natal estará presente todos os fins-de-semana, arrancando, a 29 de Novembro, com a chegada do Pai Natal à Rua da Junqueira e a inauguração das iluminações de Natal nesse mesmo dia, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e a Associação Comércio ao Ar Livre. A gastronomia está também em destaque, ou não fosse ela uma das rainhas da época. Assim, para além dos Sabores Poveiros de Dezembro, que aconselham o Bacalhau, está também agendado o concurso “Delícia de Rabanada”, que volta para nova edição, mas desta vez com uma novidade, a Festa da Rabanada. A música marca também presença, com a organização de vários concertos de Natal e também com as típicas Janeiras, que vão ecoar em várias freguesias poveiras, dinamizadas por associações locais, e também pelas ruas da cidade, com a iniciativa “Vamos Cantar as Janeiras” que, a 3 de Janeiro, vai juntar várias associações culturais da Póvoa na Praça do Almada.

No campo educativo, vão ter lugar os concursos Eco-Rotundas e Eco-Pinheiros e, na Casa da Juventude, os mais novos vão encontrar um sem número de actividades de lazer e ocupação de tempos livres. São as Férias de Natal 2008 – Casa em Movimento.

Para o fim-de-semana que se aproxima, na Agenda de Natal podem ser encontradas várias propostas. Assim, para sábado 22, às 15h00, a Biblioteca Municipal convida pais, professores e demais agentes educativos para uma “Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias”, desenvolvida por Filipe Lopes do grupo “O Contador de Histórias”. Ainda no campo da literatura, às 17h30, no Diana Bar, é apresentada a colecção de livros infantis da recém-criada editora Trinta por uma Linha. Também no sábado é inaugurada uma Exposição Colectiva de Pintura da autoria de Belmiro Belém de Sousa e Oksana Klopotar, patente no Posto de Turismo até 7 de Dezembro.

No domingo, 23, a Agenda de Natal oferece desporto, com o arranque da 29ª edição do Plano de Promoção de Atletismo, com uma prova de corta-mato em Rates, com início marcado para as 9h00. No Pavilhão Municipal, às 17h00, disputa-se a 10ª jornada do Campeonato da Liga Nacional de Andebol, com um jogo entre as equipas FC Porto Vitalis e Benfica.