O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na cerimónia comemorativa dos 75 anos da Agros, nas instalações da União de Cooperativas de Produtores de Leite, em Argivai, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, o Ministro da Agricultura, a Ministra da Juventude, Secretários de Estado, e autarcas de vários municípios do norte do país.
Num primeiro momento, Luís Montenegro e Idalino Leão, Presidente da Agros, descerraram um monumento, instalado no exterior à entrada da Agros, para assinalar estes 75 anos de história, que foi benzido pelo Arcipreste Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Padre Manuel Casado Neiva.
A cerimónia prosseguiu no Auditório onde começou por ser transmitida a mensagem do Presidente da República. Reconhecendo que a Agros é a maior cooperativa agrícola nacional, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que fará questão de lhe prestar, em Belém, o reconhecimento de Portugal pelos seus 75 anos de dedicação e resiliência.
Também o Primeiro-Ministro se associou ao reconhecimento e gratidão às cooperativas, que atualmente são 44 a constituir a Agros, deixando a garantia de que “não vamos desistir da agricultura” e desejando que “saibamos aproveitar os nossos recursos naturais”. Luís Montenegro referiu que a Agros é uma marca icónica de Portugal, líder no setor leiteiro, acrescentando que se trata de um setor, que em toda a sua cadeia de valor, direta ou indiretamente, envolve 648 mil empregos, ou seja, 12,6% da nossa população ativa.
Idalino Leão fez questão de distinguir todos os antigos presidentes da Agros, bem como de entregar a lembrança comemorativa do 75º aniversário ao Primeiro-Ministro e Ministros presentes e também ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Por sua vez, Aires Pereira presenteou Idalino Leão com a réplica da Lancha Poveira. Recorde-se que a Agros foi uma das entidades distinguidas no Dia da Cidade.
O evento contou com um momento musical pela “Tertúlia dos 40” e um almoço comemorativo.