Na primeira noite, o agrupamento vai interpretar Músicas da Renascença Portuguesa e será feita a apresentação dos textos cantados em tempo real, através de legendagem eletrónica. Na segunda atuação vai apresentar Canções dos Trovadores.

Extraindo o seu nome do herói de l’Astrée, de Honoré d’Urfé, o Ensemble Céladon explora com encanto e fantasia o repertório da música antiga, procurando reinventar a forma dos seus concertos em cada manifestação.

Fundado em 1999 pelo contratenor Paulin Bündgen, visa explorar o repertório destinado ao timbre de contratenor e procura evadir-se dos caminhos batidos, construindo programas de concerto de identidade forte e original, como Baroque Land, Music at the Castle Tavern, Deo Gratias Anglia ou ainda Nuits Occitanes.

Céladon é composto por músicos especializados na interpretação da música antiga – Medieval, Renascença e Barroco. O agrupamento é convidado pela maioria dos festivais franceses e estrangeiros, onde é reconhecido pela qualidade das suas interpretações e pelas relações profundamente humanas com o público (Ambronay, o Festival de Música Barroca de Tarentaise, Via Mediaeval, Le Thoronet, Voix et route romane…).

O seu repertório, composto por uma vintena de programas, testemunha dois eixos principais de investigação: por uma lado a criação de concertos com formas e conteúdos que renovam a relação dos músicos com o público; por outro a escolha de obras musicais exigentes, raras, defendendo uma vocalidade expressiva e virtuosa.

O Ensemble Céladon já gravou cinco CDs, das canções medievais dos trovadores às cantatas sacras de Cazzati. Foram largamente saudados pela imprensa especializada. O sexto, dedicado às canções de Jehan de Lescurel, está em preparação e será gravado em 2015 pela Ricercar.

Consulte o programa completo do 37º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes pode ser feita, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 966 250 645 e do email festivalmusica@cm-pvarzim.pt

Esta 37ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Secretaria de Estado da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.