Sérgio Cardoso, presidente da Junta de Freguesia, explicou que “isto significa uma vontade própria da nossa comunidade e estamos muito felizes por fazer parte deste dia tão importante para Aguçadoura”. Mais de 50 aguçadourenses, representantes das associações locais, deslocaram-se até à Assembleia da República para assistir ao momento da votação, altura essa “de grande regozijo para todos”, comentou Sérgio Cardoso. Com esta elevação a vila, Aguçadoura ganhará, certamente, “prestígio e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pela unidade de todos os aguçadourenses em torno dos projectos que beneficiam a nossa terra”, esclareceu o presidente da Junta.

Igreja Paroquial de Aguçadoura

A nova vila do concelho situa-se a seis quilómetros a norte da Póvoa de Varzim, em plena faixa litoral. É a mais nova freguesia do concelho, constituída por decreto de 14 de Outubro de 1933, data da sua separação de Navais, e agora, a sua mais recente vila.

passadiço aguçadoura

O seu nome deriva de “Petra Aguçadoira ” (Inquirição de 1258), pedra de aguçar ou amolar os instrumentos agrícolas. Na segunda metade do séc. XIX, conheceu uma verdadeira explosão demográfica, o que justificou a construção, em 1873, da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, que veio a ser a padroeira da paróquia constituída em 1934. Próspera e densamente povoada, deve este sucesso à transformação das áridas dunas em campos viçosos e produtivos, denominados de Masseira.

Centro Social Aguçadoura
Centro Social e Paroquial de Aguçadoura