Sem Vereadores eleitos, o CH obteve 5,51%, o PCP 4,18%, o IL 3,47%, o CDS 3,39%, BE 2,85% e PAN 2,36% dos votos.

Perante este resultado, Aires Pereira assume que “os poveiros reconheceram o trabalho desenvolvido pelo executivo uma vez que foi exatamente o mesmo, no seu todo, que se apresentou a estas eleições”. Considera que é “um voto de confiança” que a população do concelho da Póvoa de Varzim dá ao Presidente da Câmara, que liderou todo o processo.

O Presidente da Câmara anseia por um “mandato pleno de realizações, uma vez que está em causa o Plano Estratégico 20-30, a Estratégia Local de Habitação e próximos Fundos Comunitários”. Espera, para tal, que os Vereadores do Partido Socialista tenham o mesmo espírito colaborativo que os anteriores.

Quanto ao resultado obtido para a Assembleia Municipal, o PSD renovou a sua maioria com 48,6%, elegendo 15 deputados. Segue-se o PS com 22% e 7 deputados eleitos.  O CH (6,04%), o PCP (4,33%), o CDS (4,04%), o IL (3,54%) e o BE (3,49%) elegeram 1 deputado, enquanto o PAN, com 3,01%, deixou de estar representado na Assembleia Municipal.

Nas Assembleias de Freguesia, foram obtidos os seguintes resultados: na União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, venceu o PSD liderado por Ricardo Silva; na União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, venceu a U.A.A.T. encabeçada por Carlos Maçães; na União de Freguesias Aguçadoura e Navais, triunfou o PSD liderado por Fernando Rosa; em Balasar venceu o PSD, encabeçado por José Araújo; em Laundos, venceu o PSD, liderado por Félix Marques; na Estela, triunfou a L.E.I., encabeçada por Vítor Correia e em Rates, o PSD também saiu vitorioso, liderado por Paulo João Silva.

Em relação a 2017, a abstenção neste ato eleitoral subiu de 50,13% para 51,90%.

Os resultados eleitorais no concelho da Póvoa de Varzim estão disponíveis aqui.