A Sessão Plenária foi conduzida pelo Presidente Apostolos Tzitzikostas e contou com a presença de representantes do Parlamento Europeu, membros da Comissão Europeia e outras figuras eminentes do cenário político internacional, é o caso da Ministra do Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, e do Presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan.

Durante os três dias de Sessão Plenária, foram votados e aprovados dez Pareceres sobre turismo sustentável, estratégia comunitária rural, digitalização, alterações climáticas e mobilidade, cujas versões finais Aires Pereira votou a favor. A agenda previa também a realização de debates sobre o cumprimento das metas ambientais durante a pandemia, as consequências territoriais do Brexit, o novo pacto de políticas de migração e asilo e, ainda, a recuperação de áreas rurais e do setor agrícola.

Este último ponto mereceu especial atenção por parte do Presidente da Câmara, não só por a Póvoa de Varzim ser uma das principais regiões hortícolas do país, mas também por se tratar de um setor que se encontra seriamente afetado por causa da pandemia. Na sequência do debate, Aires Pereira endereçou o seu discurso ao Comissário para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, no qual expressou a sua preocupação com a falta de ajuda direta e rápida ao setor agrícola familiar, por parte da União Europeia, especialmente numa altura em que os pequenos produtores têm cada vez mais dificuldade em escoar os seus produtos.

A este respeito, deu a conhecer que o Município da Póvoa de Varzim se encontra a desenvolver um marketplace que integrará, sem custos acrescidos, todas as pequenas e médias empresas que se veem obrigadas a adaptar o seu modelo de negócio para o online devido à COVID-19.

Agenda da 141.ª Sessão Plenária do Comité das Regiões Europeu

Intervenção Aires Pereira