O CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, parceiro do Município da Póvoa de Varzim para a área da biodiversidade, lançou o projeto de ciência cidadã – Polinizadores de Portugal, que decorre de 16 a 24 de maio.

O objetivo deste projeto “Polinizadores de Portugal” é a mobilização dos cidadãos para o registo da ocorrência de espécies de polinizadores encontrados em flagrante nas flores dos vasos das suas varandas, jardins e quintais das suas casas e área envolvente. Para tal, os munícipes apenas terão que efetuar os registos fotográficos das espécies encontradas nestes locais, com o telemóvel ou máquina fotográfica e, posteriormente, efetuarem o upload das imagens no site BioDiversity4All.

A participação dos cidadãos-cientistas irá contribuir para aumentar o conhecimento da diversidade e distribuição das espécies de polinizadores no território nacional e apoiar diretamente a comunidade científica.

Esta será, com certeza, uma atividade interessante para realizar em tempos de confinamento, particularmente com os mais jovens, permitindo, ao mesmo tempo, sensibilizar para a importância de espécies que nos passam despercebidas no dia-a-dia, mas que têm uma relevante importância na nossa própria sobrevivência.

Para aumentar a consciência sobre a importância dos polinizadores, as ameaças que enfrentam e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, a ONU designou 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha, data que foi assinalada pela primeira vez em 2018.

A importância da celebração deste dia prende-se, assim, com a relevância destes insetos na polinização e consequente frutificação de uma grande diversidade de espécies, utilizadas na nossa alimentação e que, complementarmente, enfrentam cada vez mais ameaças à sua sobrevivência. São assim fundamentais para garantir a cadeia de abastecimento alimentar e preservar o equilíbrio ecológico, contribuindo também, diretamente para o desenvolvimento de medicamentos, biocombustíveis, fibras utilizadas em vestuário, como o algodão e o linho.

Mais informações sobre o evento disponíveis em https://cibio.up.pt/citizen-science-pollinators-of-portugal e no Facebook.