Durante mais de um mês, as escolas Nova, na Póvoa de Varzim, Aldeia Nova, Agro-Velho, ambas em Aver-o-Mar, e da Aldeia, em Aguçadoura, viveram todas estas peripécias, acrescentando, cada uma delas, pormenores fantásticos e cheios de imaginação. Sob o tema “O Mar da Póvoa”, as escolas do concelho foram convidadas a construir em conjunto uma história que seria começada por uma turma de uma escola e depois passada sucessivamente às outras turmas, tanto dentro do mesmo estabelecimento de ensino como a outras participantes para que a continuassem. O resultado foi, então, apresentado ontem, para grande orgulho de todos os participantes. Afinal, é esta a principal finalidade da Biblioteca Municipal, organizadora do evento: incentivar as crianças a ler e a escrever. Verem o seu esforço aplaudido constitui, com certeza, um factor motivador para continuarem a construir histórias extraordinárias.

Se pretender ler toda a história pode fazê-lo aqui.

VPS 2011 VPS 2011_02

“Vamos passar o testemunho” foi criado no ano lectivo 2004/2005. Depois disso, vários títulos passaram pelo Auditório Municipal. Em 2007/2008, por exemplo, dói apresentada a história “Como podemos fazer um mundo melhor…”. No ano lectivo seguinte, a história fala-nos de um pássaro ferido que nos levou a conhecer um pouco mais algumas freguesias da Póvoa de Varzim, não deixando de referir Rocha Peixoto, ilustre poveiro, comemorando-se os 100 anos da sua morte. No ano lectivo 2009/2010 a história dá-nos a conhecer uma aldeia de Portugal onde morava um menino chamado Dinis. Dinis era um sonhador e um dia teve uma ideia e sentiu que a podia concretizar com a ajuda dos amigos.