Foram dezenas de atividades preparadas para a comunidade com o objetivo de celebrar a diferença e a inclusão social; destas, destaca-se a apresentação pública do inovador projeto “Miosótis”, desenvolvido por alunos do Agrupamento.

Além da divulgação do kit, munido com um conjunto de sensores para deteção de seres vivos nos interiores dos automóveis, assistiu-se à aplicação prática deste projeto numa das viaturas cedidas pelo Município para o efeito. Os alunos chegaram a esta solução que, quando deteta presença dentro da viatura, envia um sinal de alerta pelo sistema, recorrendo a tecnologia de comunicação sem fios de longo alcance, que permite que o utilizador receba uma notificação.

 O Vice-Presidente da Câmara marcou presença, em representação do Executivo Municipal, e visitou os vários espaços de atividades da escola, tais como o clube de jornalismo e a nova Sala de Snoezelen, designada de “Mar Sensorial”, inaugurada a 6 de maio

Luís Diamantino passou, ainda, pelas barraquinhas multiculturais, exposições e workshops que marcaram, com muito dinamismo, diversidade e inovação este dia de celebração da diferença na escola. Houve, ainda, a preocupação de manter bem presente a preocupação com a sustentabilidade ambiental, com todos os alunos de 4.º ano do agrupamento a se deslocaram com a rede de transportes UNIR, no âmbito do projeto “Escola viva: ciência em movimento”.

O evento também contou com o lançamento do livro Poetizar a História, uma demonstração de meios cinotécnicos da Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública, mostras de comida, jogos e atividades lúdicas, sessões de cinema e teatro, competições desportivas e de robôs, entrega de diplomas de mérito e excelência e com as atuações musicais de Igor Borer, Filipe Gaúcho, Fanfarra de Aver-o-Mar e de um conjunto de alunos da escola que cantaram músicas ucranianas.