A inauguração da mostra decorreu no passado sábado à tarde e, além do anfitrião do espaço, Afonso Pinhão Ferreira, e do autor, a inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

“Além do tabu” reúne 40 imagens a cores e a preto e branco que, segundo Américo Gomes, revelam a libertação da mulher em relação ao sexo e a preconceitos castradores enraizados na sociedade nortenha. As modelos escondem-se num ambiente privado tirando partido do próprio cabelo e de adereços de moda para não darem a conhecer a sua identidade. O fotógrafo assume-se como um voyeur.

Américo Gomes nasceu em Braga mas vive há vários anos entre a Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A sua carreira conta com mais de 40 anos tendo abrangido diferentes áreas: fotografia de moda, de produto, publicidade e social.