A jornalista poveira Angélica Santos esteve, esta tarde, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, para dar a conhecer aos mais novos a sua atividade profissional no âmbito da atividade Artes & Ofícios.
Perante uma plateia de alunos do 3º ciclo, uma turma do 9º ano da Escola Secundária Eça de Queirós e duas turmas (uma do 7º e outra do 9º) da Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, Angélica Santos falou da sua experiência que abrange o jornalismo escrito (imprensa), rádio e televisão. Alertou para as notícias falsas, advertindo para a importância de identificar as fontes e referiu-se também à evolução tecnológica que esta área profissional tem vindo a sofrer.
Revelou que iniciou os estudos de Jornalismo no 10º ano na Escola Secundária Eça de Queirós e prosseguiu a formação profissional através do CENJOR – Centro de Formação de Jornalistas e em 2004 licenciou-se em Gestão Recursos Humanos, pelo Politécnico do Porto (ESEIG).
Jornalista com carteira profissional desde 1989, altura em que começou a trabalhar na Sopete Rádio Mar, Póvoa de Varzim. Mas já havia começado a trabalhar em Rádio ainda nas chamadas “Rádios piratas”, em 1985, enquanto frequentava o ensino secundário.
A partir de 1992 começa a trabalhar para Imprensa no jornal local A Voz da Póvoa, e a partir de 1998, no Jornal Póvoa Semanário.
Em 2008, é elemento fundador (juntamente com Rui Nova) da Norte Litoral TV (Web TV), onde ainda colabora.
Em 2011 passou a trabalhar na Rádio 5 (Grande Porto).
Entre 2013 e 2015 trabalhou como assessora de imprensa no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Em 2016 começou a trabalhar no jornal quinzenário Primeira Mão (Maia), onde ainda trabalha (desempenha a função de jornalista e tem o cargo de Diretora). Presta ainda colaboração nas rádios: 5, XL Fm, No Ar (rádios do Grande Porto pertencentes ao mesmo grupo editorial).