Rita Taborda Duarte e Pedro Proença apresentaram Animais e Animenos e Jordi Llobregat lançou O segredo de Vesálio, ao final da manhã, no âmbito do Correntes d’Escritas.
Sobre Animais e Animenos, Rita Taborda Duarte e Pedro Proença explicaram que “saltando de ideia em ideia, pulando de verso em verso, vamos olhar para o mundo pelo seu lado reverso e conhecer a bicharada, que mora lá num cantinho, entre as rimas da poesia e os nossos pensamentos. E se olharmos com cautela, descobrimos as elefantigas, misto de elefante e formigas que nem se veem a olho nu, um camarito rosado ou girafeus cangurus”.
O Segredo de Vesálio, de Jordi Llobregat, passa-se em Barcelona, Maio de 1888. “A poucos dias de se inaugurar a primeira Exposição Universal do país, aparecem os corpos horrivelmente mutilados de várias raparigas. As feridas lembram uma antiga maldição da cidade há muito esquecida. Daniel Amat, jovem professor residente em Oxford, recebe a notícia que o pai morreu em estranhas circunstâncias, o que o obriga a voltar a Barcelona após anos de ausência. A partir desse momento, ver-se-á arrastado na perseguição de um assassino desapiedado enquanto enfrenta as consequências do passado.
Bernat Fleixa, jornalista do Correo de Barcelona, cujo único interesse é conseguir uma notícia que o torne famoso, e Pau Gilbert, um enigmático estudante de medicina, juntam-se a Amat na busca de um antigo manuscrito anatómico que pode mudar a história do conhecimento e que também é o principal objetivo do misterioso assassino”.