Na sua alocução, a Secretária de Estado agradeceu tudo o que a associação tem feito na proteção de todos os que trabalham no mar e na limpeza dos mares, tendo aproveitado para reiterar o apoio do Governo naquilo que for necessário. A governante referiu também que estão disponíveis 8 milhões de euros de fundos comunitários para investimentos nas áreas da tecnologia e da segurança das embarcações, tendo aconselhado a uma candidatura coletiva para facilitar a obtenção do financiamento. 

Em representação do Município da Póvoa de Varzim, Andrea Silva assegurou que a autarquia quer continuar a acreditar que a pesca, uma pesca sustentável, continuará a ser a razão principal da nossa relação com o mar. No entanto, considera que é necessário refletir sobre a falta de atratividade da profissão que conduzirá, a médio prazo, à sua irrelevância na economia do país e nesta região. Sendo inegável que a pesca é uma atividade em recessão, impõe-se tudo fazer para que volte a ser atrativa. E para isso já há estudos mais que bastantes, já todos sabemos o que se impõe fazer – necessário é que se faça. Neste sentido, Andrea Silva fez um apelo à Secretária de Estado: “apelo à ação”.

João Leite, Presidente da entidade aniversariante, destacou o percurso efetuado na prevenção de acidentes marítimos e reafirmou o compromisso em garantir segurança dos profissionais do mar com a implementação de novos projetos. 

A Comandante Mónica Martins, que lidera as capitanias da Póvoa de Varzim e de Vila do conde, apresentou a campanha “Mar de Inverno”, da Autoridade Marítima Nacional, que esteve representada pelo Diretor-Geral, o Contra-Almirante José Vizinha Mirones.

Nesta cerimónia, foram ainda entregues galardões de reconhecimento e mérito associativo, valor e exemplo a sócios, trabalhadores e aos autarcas presentes, além da especial homenagem póstuma ao mestre José Festas, sócio número 1 e fundador da APMSHM.