A recusa da proposta de fusão dos serviços de saúde do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, com sede no Hospital Pedro Hispano, criando, assim, a Unidade de Saúde do Atlântico, fez com que o encontro se realizasse esta manhã.

Tudo começou quando Aires Pereira foi contactado pelo Presidente da ARS Norte, Pimenta Marinho, que lhe comunicou que estaria para ser publicado um despacho para criar um grupo de trabalho no sentido de avançar com esta fusão. Não aceitando que se queira resolver o problema da falta de utentes no Hospital Pedro Hispano à custa dos habitantes da Póvoa e de Vila do Conde, Aires Pereira decidiu apelar à mobilização de todos os poveiros para travar uma ideia que parecia já um facto consumado. O apelo foi feito ontem, durante o seu discurso na cerimónia do Dia da Cidade.

Ora, após a recusa da proposta, por parte de ambos os autarcas, foi então marcada uma reunião com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, da qual saiu a decisão de reforçar a capacidade de atendimento aos utentes do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, nomeadamente através do seu alargamento com eventual recurso a fundos comunitários e a participação ativa das autarquias: uma reviravolta positiva para todos os poveiros e vilacondenses.

Aires Pereira fez entender ao Secretário de Estado Adjunto e da Saúde que, ao hospital, “acorrem 500 pessoas por dia e que o nosso concelho é dos poucos do país onde existem médicos e enfermeiros de família para toda a gente e não faz sentido desmantelar esta rede. Além disso, a transformação dos serviços de urgência em ambulatório faria com que existissem cerca de 80 quilómetros de costa sem qualquer tipo de cobertura de urgência. Entre Viana do Castelo e Matosinhos não existiria qualquer hospital”. Fernando Araújo, segundo o autarca, foi sensível a este facto e, uma vez que não era da vontade dos municípios e não havia nada que pusesse em causa a qualidade dos serviços do Centro Hospitalar, fica encerrado este assunto até ao final da legislatura.

“Feito este compromisso, passámos à fase seguinte: face à falta de espaço do hospital, a solução passa por projetar novas instalações e o município da Póvoa de Varzim disponibiliza-se a custear parte desse investimento, juntamente com Vila do Conde e o Ministério da Saúde, num espaço cedido pelo município da Póvoa de Varzim”, afirmou o edil.

Sobre o desfecho deste episódio, Aires Pereira não tem dúvidas que “a reação de todos contribuiu para a mudança de planos. Criaram-nos o desconforto mas foi possível, em tempo útil, reverter a decisão”.