A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto será a responsável pelas lições de gastronomia. A participação nas aulas é gratuita.

Esta é uma iniciativa organizada pela Docapesca, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e que visa a promoção do consumo das espécies mais abundantes nas lotas do continente português, ricas em proteínas e ácidos gordos da série ómega-3. Ao valor nutricional destas espécies está também associado um valor comercial acessível, permitindo a elaboração de refeições ricas nutricionalmente e económicas.

Este evento enquadra-se no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cuja etiqueta, com as cores da Bandeira Nacional, que permite identificar, junto do consumidor final, a lota onde o pescado foi transacionado e é garantia do cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, identificando ainda a arte de pesca utilizada. É um selo de informação ao consumidor, distinguindo um produto do mar e de confiança.