“A Cantar Vamos Aprender” é um auxiliar educativo, aconselhado às crianças do primeiro ciclo que desejam conhecer as letras dando o primeiro passo para aprenderem a ler e a escrever. Apresenta-se com um alfabeto ilustrado e legendado, um jogo de letras e também com o conto à moda de Viseu “As botas de sete léguas”.

Ascensão Ferreira Lopes nasceu em Várzea de Calde, distrito de Viseu, a 22-10-1962. Reside atualmente na Póvoa de Varzim. É casada e mãe de duas filhas. O seu maior orgulho é a família. Trabalhou na Suíça vários anos no ramo da hotelaria. Frequentou diversos cursos no Lar S. Pierre e no Lar da Santa Casa da Póvoa de Varzim onde também exerceu a profissão de auxiliar de ação médica.

Desde os primeiros tempos que a poesia e o conto infantil são a sua paixão e companhia nas horas vagas, não se considera poetiza, mas sim uma amante da poesia. Publicou a sua primeira obra em 2002, com segunda edição em 2012 sob o título “Memórias da Minha Terra” (poesia), a que se seguiu, em 2006, “Um Olhar Meu” (poesia). Iniciou-se na literatura infantil com o título “A Flauta do Cavalo Branco” (2011), a que se seguiu “Ana Rita e os Amigos” (2013) e “O Farol dos Pequenos Aventureiros” (2014) – Editora Mosaico de Palavras. Em 2018, publicou “Os Novos Contos da Ana Rita”, “Aquela Valsa” e “Matilde e Avó” – Editora Mosaico de Palavras. Em 2024 apresenta a nova obra “A Cantar Vamos Aprender” – literatura infantil – auxiliar escolar (Editora Modocromia).