No dia 22 de setembro, às 15h00, terá lugar, no Clube de Caçadores da Estela, a apresentação do projeto europeu RISE-IN – Resilient and Innovative Solutions for the Environment com vista à cocriação de soluções para aumentar a resiliência do Rio Alto.
Este evento marcará o início do processo de envolvimento contínuo dos atores considerados relevantes para o sucesso do projeto, tendo como principais objetivos: apresentar o projeto RISE-IN; apresentar os diferentes perfis de todos os envolvidos e respetivos níveis de participação e recolher o contributo dos participantes e grau de interesse neste processo.
Financiado pelo programa Horizonte Europa, este tem como objetivo promover soluções inovadoras na gestão do risco de cheias e facilitar o acesso a financiamento para a adaptação climática, apostando numa abordagem inovadora que combina soluções baseadas na natureza, físicas e tecnológicas com a análise da sua viabilidade financeira, introduzindo o conceito de Bankability Readiness Level, um novo indicador que pretende avaliar o potencial de investimento em medidas de adaptação climática urbana.
Com o objetivo de garantir a viabilidade financeira desde a conceção, o RISE-IN irá avaliar um conjunto de soluções, através do mapeamento e quantificação dos seus co-benefícios, bem como da identificação de oportunidades de financiamento e investimento inovadoras.
Reunindo 26 parceiros de 13 países, o projeto será implementado entre 2025 e 2030, e Portugal está representado por três entidades: BIOPOLIS/CIBIO (Universidade do Porto), Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Associação Póvoa em Transição – Centro do Clima. A cidade da Póvoa de Varzim é um dos três locais-piloto do projeto, a par de Cesena (Itália) e Christchurch (Nova Zelândia).
O projeto irá envolver empresas e investidores em processos de co-criação, que prometem ajudar a selecionar as soluções mais adequadas para cada local, assegurando a sua funcionalidade, viabilidade financeira e alinhamento com os princípios da resiliência justa.
