Na passada sexta-feira, 28 de março, foi apresentado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o n.º 56/2024 do “Póvoa de Varzim” – Boletim Cultural.
Estiveram presentes na sessão, o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal e a Diretora do Boletim Cultural, Maria da Conceição Nogueira.
Aires Pereira começou por lembrar que esta seria a última oportunidade de estar a apresentar o Boletim Cultural enquanto Presidente de Câmara e, como tal, as suas palavras eram de agradecimento a todas as pessoas que têm permitido mantermos a edição regular, ano após ano, desta publicação. Começou por agradecer, em primeiro lugar, a Conceição Nogueira pelo facto de ter a paciência e ainda a vontade de organizar e de desafiar os autores para que apresentem os respetivos artigos. Agradeceu igualmente a Luís Diamantino, que vai coordenando com Conceição Nogueira as diversas edições, e ainda a Macedo Vieira que enquanto Presidente de Câmara também teve sempre a preocupação de mantermos o nosso Boletim Cultural.
O edil não tem dúvidas de que “o Boletim não acaba aqui porque não depende de ninguém, depende de todos nós, de continuarmos a contribuir”, acrescentando que “a história da Póvoa continuará a ser contada pelas próximas gerações e haverá sempre motivo para falarmos sobre a nossa cidade”. Terminou recorrendo a uma afirmação de Luís Diamantino no seu artigo “Cine-Teatro Garrett – 10 anos” em que diz “há outra Póvoa depois da reabertura do Cine-Teatro Garrett” para anunciar que “a Póvoa também será outra, a partir de junho, depois da inauguração do Póvoa Arena”.
Após um “introito laudatório exigido pelo imenso reconhecimento a todos, a quem devo colaboração”, Maria da Conceição Nogueira começou a sua apresentação do Boletim pela capa – “uma fotografia, tirada dois dias após a “Revolução de Abril” mostrando bem o entusiasmo da cidade, frente à nossa Câmara Municipal, para comemorar o 25 de Abril – um dos temas principais deste volume 56/2024. Na contra-capa, um extracto do jornal “O Comércio da Póvoa”, com a cruz vermelha da Censura”.
Referiu-se, seguidamente, aos “dois excelentes textos institucionais da nossa Autarquia, com títulos curiosos, muito significativos: «O Passado que nos explica» e «Toda a Póvoa». Direi, apenas, que são títulos que apontam para um Presente, como resultado de um Passado construído por Todos e que, como fica escrito, será transmitido ao Futuro”.
A Diretora do “Póvoa de Varzim” – Boletim Cultural transmitiu que ”este não é um número temático, mas trata de uma diversidade de temas, magnificamente referenciados e sintetizados nos dois textos institucionais que acabo de referir e que poderiam substituir a minha Nota de Abertura, mais extensa e, talvez, menos eficaz. Este número é constituído por três grupos: 25 de abril (1974-2024); História da Póvoa – Instituições, Acontecimentos, Individualidades e Vária”.