O Diana Bar foi o palco escolhido para a sessão pública de apresentação dos projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem 2023, que se realizou ontem à tarde.
O Vereador da Juventude, Marco Barbosa, explicou que a riqueza da sétima edição do OPJ está na diversidade apresentada pelos responsáveis dos três projetos: “Escola + Dinâmica” (OPJ1), “Ginásio ao Ar Livre” (OPJ2) e “Lançar para salvar” (OPJ3), que pretendem contribuir para o desenvolvimento jovem do concelho da Póvoa de Varzim.
O projeto OPJ1, da autoria dos alunos Tiago Dourado, Beatriz Amorim, Diogo Silva, Joana Cabrita e Luana Flores procura otimizar os espaços comuns do Agrupamento de Escolas Campo Aberto, através da renovação do espaço exterior para a prática de voleibol, boccia, ténis de mesa e jogos de tabuleiro.
Leonor Regufe, Afonso Torrão, Rodrigo Real, Mariana Cardoso e Alice Soares, responsáveis pela ideia OPJ2, pretendem construir espaços de exercício físico ao ar livre na Escola Dr. Flávio Gonçalves.
Relativamente ao projeto OPJ3, idealizado por Alexandre Galiza, André Faria, Isaac Moreira, Maria Ferreira e Ricardo Rosmaninho, propõe a colocação de boias circulares ao longo de toda a costa balnear, acompanhadas de retenidas flutuantes de 36m e de painéis informativos com orientações preventivas e contactos de emergência.
A escolha do vencedor será feita por todos os jovens dos 14 aos 30 anos residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho da Póvoa de Varzim que se registem e votem naquele que consideram ser o mais meritório. O registo deve ser feito até à próxima quarta-feira, online (através do portal OPJ) ou presencialmente na Casa da Juventude, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00. A votação termina no dia 24 de março e os resultados definitivos serão divulgados no dia 25 de março, online nas redes sociais da Casa da Juventude.