Na Reunião da Câmara Municipal, realizada esta terça-feira, foi aprovada a minuta de Protocolo de Financiamento, proposta pela Área Metropolitana do Porto, visando titular a atribuição do apoio financeiro ao Município, para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC).
Para a elaboração e respetivas ações de dinamização, promoção e acompanhamento do PMAC da Póvoa de Varzim foi aprovado o valor de 24 mil e 600 euros, cofinanciado a 100% (85% pelo Norte2030 e 15% pela AMP). O projeto AMP2030 – Capacitação Climática visa dotar a Área Metropolitana do Porto de um Plano de Adaptação às Alterações Climáticas e contempla, entre outros, apoio financeiro para a elaboração dos Planos Municipais de Ação Climática (PMAC) dos Municípios da AMP.
O Executivo Municipal aprovou também a Minuta de Acordo de Mutação Dominial, proposta pela Infraestruturas de Portugal, S.A., tendo por objeto a integração na rede viária do Município de um ramal da Estrada Nacional 13, com a extensão total de 1,150 km. Como contrapartida financeira pela integração do troço no domínio público rodoviário municipal a Infraestruturas de Portugal pagará ao Município 42 mil euros.
No âmbito dos apoios a entidades, destaque para o concedido ao European Dairy Farmers Portugal através da disponibilização de serviço de transporte aos participantes no Congresso dos Produtores de Leite Europeus, que se realiza, na Póvoa de Varzim, nos dias 26 e 27 de junho, para uma visita às explorações pecuárias da região.