Começa, assim, um novo episódio na vida da cidade que terá, no lugar da Praça de Touros, um espaço multiusos que irá acolher eventos culturais e desportivos com capacidade para cerca de três mil pessoas. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, referiu que a empreitada (de 9,5 milhões de euros) vai arrancar em abril de 2020 e que o prazo de execução será de dois anos. Na nova Arena vão existir estabelecimentos comerciais e de restauração além de balneários e camarins para usufruto dos artistas e atletas que por lá vão passar. Mas, para ser encontrada a empresa que terá nas mãos a construção da Arena, será realizada uma pré-qualificação: “a 1ª fase é para qualificar, com os critérios que estão definidos no caderno de encargos, de ordem financeira e técnica, as empresas que tenham já feito obras semelhantes e, depois, na fase seguinte, vão estar apenas as empresas que cumprirem os critérios da fase anterior”.

O edil relembrou que a Praça de Touros será demolida e dessa estrutura irá apenas permanecer a forma circular: “a avaliação técnica feita concluiu que não era possível manter aquele espaço de forma a ser efetuado o investimento a que nos propúnhamos e isso levou a que pudéssemos criar um conjunto de oportunidades, como criar uma cave com comércio, ficando a Arena no envolvimento do que vai nascer em seu redor”.

Conheça melhor a nova Arena aqui e as suas especificidades aqui.

Na mesma Reunião do Executivo foi também aprovado o orçamento do Município para 2020, num total de 63 milhões de euros. Aires Pereira sublinhou a solidez financeira do Município e anunciou que, tal como prometido no passado, não haverá subida de impostos para famílias e empresas: “este é um Plano de continuidade já que 20 milhões de euros vão ser destinados a projetos que já se encontram em curso e no qual existem apenas dois projetos novos, a Arena e a Via B”.