Estes encontros de cultura on-line tiveram início em Março de 2007 e têm como objectivo a divulgação dos fundos documentais do Arquivo.
Assim, o 12º documento a ser divulgado nesta rubrica é o
Telegrama – Livro de registo da correspondência da Câmara e editais (11 de Fevereiro de 1908) Cota CMPV / 0313.
A escolha deste documento – Telegrama de sentidas condolências pelo regicídio de 01 de Fevereiro de 1908 justifica-se porque se assinala este ano (2008), mais concretamente no mês de Fevereiro, o centenário de um trágico acontecimento que marcou o país e teve influências inequívocas no seu percurso político. Corria o ano de 1908, e a 1 de Fevereiro o Rei D. Carlos era assassinado no Terreiro do Paço, bem como o seu filho primogénito, o Príncipe D. Luís Filipe que chega a ser Rei de Portugal nos breves instantes que separaram a morte de seu pai da sua própria morte.
Esta partilha de conhecimento virtual tem subjacente a preocupação primordial de dar a conhecer ao público em geral algumas das preciosidades que o Arquivo Municipal conserva. O critério de escolha será sempre rigoroso e assente nos mais diversos temas e tipologias documentais, relacionado ou não com datas concretas ou acontecimentos passados, de modo a difundir os seus fundos documentais e torná-los veículos de cultura.
Cada mês, um documento no portal municipal e na sua caixa de correio electrónico.