A sessão vai realizar-se no dia 18 de maio, quarta-feira, às 14h30, na Biblioteca Municipal.

O Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em determinado lugar.

Eduardo Faria nasceu na cidade Invicta a 14 de Setembro de 1968, inicia a sua atividade teatral participando como ator na Opereta Maria. Em 1996 faz Curso Intensivo de Iniciação Teatral orientado por Castro Guedes. Desenvolveu tese de Mestrado no Curso de Gestão Artística e Cultural do IPVC.

É um dos fundadores do Varazim Teatro, em 1997, e é desde essa data o seu responsável artístico e programador da Temporada Teatral na Póvoa de Varzim e do Festival É-Aqui-in-Ócio. Colaborou também com o Teatro do Noroeste, Teatro Art’Imagem, Casino da Póvoa e Bottega degli Apocrifi (Itália). Como ator trabalhou com encenadores como Castro Guedes, Manuel Guede Oliva, Guillermo Hueras, José Leitão, William Gavião, Anabela Garcia, José Gonçalinho, Júlio César, José Martins, Cláudia Negrão, Cossimo Severo e Alexander Vorontsov. Tem desenvolvido vários trabalhos comunitários, quer com adultos, quer com crianças, no âmbito da formação e criação de espetáculos.
Como encenador realizou os espetáculos O Rei Imaginário ou a Ausência de Deus, a partir de textos de Raul Brandão e Almada Negreiros (2003); A Delfina, de Susana Poujol (2005); O Diário de Alex Drástico e Blá Blá Blá, de António Albanese (2007); Fragmentos, de Samuel Becket (2006); A Passagem, de Pedro Eiras (2007); Contracurva, com texto do próprio (2008), Mulheres no Poder, de Aristófanes (2010); Se os Tubarões Fossem Homens, a partir do poema homónimo de Bertolt Brecht (2011) e Metades, criação coletiva (2012), todos produções do Varazim Teatro, entre outros.

O Varazim Teatro nasceu da vontade comum de um grupo de 13 pessoas, constituindo-se Associação Cultural à data de 26 de Setembro de 1997, depois de em Junho desse mesmo ano já ter estreado a sua I Produção, “Desimaginação-Farsa do Quotidiano” realizado a partir de um texto de autor português, António Pedro. Desde esta data o Grupo tem produzido regularmente espetáculos de Teatro e várias Animações, que apresenta na cidade onde se sedia e não só, tendo participado já em vários festivais de Teatro, nunca deixando o Varazim de ter a itinerância como intenção.