Artes & Ofícios é uma atividade de exploração de ofícios de ontem e de hoje, colocando as crianças e jovens em contato direto com vários profissionais, para que possam conhecer a realidade laboral do nosso quotidiano.

Rita Nova descobriu o teatro amador em 2002 e nunca mais parou.

Licenciou-se como actriz na ESMAE e frequentou cursos de teatro universitário no CITAC em Coimbra e no TUP no Porto. Em 2009 formou-se como Palhaço na Escola Actor’s Space em Barcelona e tirou o Certificado de Competências Pedagógicas para poder leccionar. Desde então deu formação em teatro e expressão dramática em diversas plataformas públicas e privadas em todo o país, e interpretou, escreveu e encenou profissionalmente em várias Associações Juvenis e Culturais.

A par da paixão pelo teatro há a paixão pela escrita que já lhe valeu muitas peças originais levadas a cena e o lançamento de um livro no Correntes D’Escritas 2014.

Depois de cumprir um estágio profissional como assistente de encenação na LAFONTANA – FORMAS ANIMADAS que culminou com o espectáculo “A Peregrinação” (co-produzido pelo Teatro Nacional de São João), ingressou no Mestrado de Interpretação e Encenação (também na ESMAE) onde desenvolveu pesquisa nas áreas de Palhaço e Commedia Dell’Arte.

Há três anos que é a Coordenadora e principal actriz do Projecto Bardos – um projecto da Associação Pathos em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que consiste em levar o teatro enquanto ferramenta pedagógica a todas as escolas do concelho.

Os Pathos são uma associação juvenil de cariz cultural sediada na Póvoa de Varzim. Tem como missão promover a criação e o desenvolvimento, bem como o conhecimento, a divulgação e fruição das mais diversas áreas artísticas, com enfoque para o teatro, animações e teatro de rua.