Na inauguração da exposição, que aconteceu ontem ao final do dia, estiveram presentes o Presidente da Câmara de Eschborn, Adnan Shaikh, o Presidente da Assembleia Municipal, Markus Vonsternheim, em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Vereadora Sílvia Costa, que se juntaram à artista Ana Romero e aos artistas e cidadãos locais.  

Ana Romero é uma pintora cuja obra trata do complexo temático do feminino e, sobretudo, do lado negro da vida que algumas mulheres têm de enfrentar. Os seus quadros não são de fácil consumo, é preciso ver para além das telas, a origem social, as experiências vividas. Mas é para isso que serve a arte para nos confrontar com a vida e com a sua diversidade.

Ana Romero teve uma carreira artística impressionante, até agora seis exposições individuais e mais de quarenta exposições coletivas.

Esta iniciativa enquadra-se no plano de intercâmbio e valorização das comunidades irmãs e ainda nas comemorações dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade.

O Museu da Cidade de Eschborn expõe há muito artistas das cidades amigas. Da Póvoa de Varzim já participaram André Chiote e Carlos Góis Pino. A realização destes intercâmbios culturais permite um conhecimento diferente das comunidades, um contacto com a linguagem artística própria, com a transmissão de sensações e experiências de vida.   

As relações com as cidades geminadas são profícuas e traduzem-se nas mais variadas áreas, cultural, desportiva, social e económica, com encontros que envolvem os cidadãos da Póvoa de Varzim, Eschborn, mas também das outras cidades geminadas, Montgeron, em França, Zabbar, em Malta, e A Guarda, em Espanha.