Como explicou Luís Diamantino, “a Câmara Municipal começou por instalar um computador por escola. Agora estamos a instalar um computador por sala. O ideal seria mesmo um computador por aluno. A próxima fase será abranger o pré-escolar.”

Esta medida está inserida no Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal (PRODEP III) que visa nivelar as taxas de pré-escolarização e de escolarização no nosso país aos dos restantes países europeus, melhorar a qualidade da Educação Básica contribuindo para uma cultura de iniciativa, responsabilidade e cidadania, expandir e diversificar a formação inicial de jovens, apostando na qualidade e elevada empregabilidade das novas gerações e guiar e promover o desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento.

escola

José Macedo Vieira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em relação às novas tecnologias e à Sociedade do Conhecimento, aquando da apresentação do novo portal da cidade, afirmou que “o desafio da Sociedade de Informação consiste numa conjugação de sistemas e tecnologias capazes de acelerar e melhorar as trocas entre cidadãos e a administração pública a todos os níveis.”

A preocupação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em torno da educação não se resume às novas tecnologias. No início deste ano lectivo foram investidos 800 mil euros em obras de conservação e manutenção de vários edifícios da rede escolar do concelho. Substituição integral de soalhos, pinturas interiores e exteriores, substituição de iluminação e construção de cantinas e salas polivalentes são algumas das modificações em cinco escolas da Póvoa (Escola n.º 2 de Aguçadoura, Escola de Amorim, Escola n.º 2 de Aver-o –Mar, Escola do Lugar das Machuqueiras em Laundos e Escola n.º 1 da Póvoa de Varzim).

Passando a maior parte do seu dia nas escolas e em Actividades  de Enriquecimento Curricular, as crianças necessitam de boas condições físicas e tecnológicas para que a passagem pelo ensino básico seja a mais proveitosa possível.