No que se refere ao nosso município, o Presidente da Câmara reconheceu que “na Póvoa de Varzim, os Bombeiros Voluntários têm um apoio e estima muito grande tanto da população como do Município. Temos uma parceria muito pró-ativa tanto ao nível dos equipamentos como dos meios humanos garantindo que os voluntários sejam compensados pela sua disponibilidade”. Neste sentido, Aires Pereira assumiu um enorme carinho pelos bombeiros, que vivem um período difícil pelas perdas que tiveram.

O autarca destacou o trabalho de prevenção que tem sido realizado entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e os Bombeiros da Póvoa de Varzim ao longo de todo o ano de modo a criar condições para minorar, no Verão, os potenciais focos de propagação de incêndios. Por isso, “foi possível controlar o recente incêndio que vinha de Barcelos em direção ao Parque Industrial de Laúndos, uma vez que as faixas de contenção estavam todas limpas. Isto é resultado do trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários e do espírito de missão conjunta”, concluiu Aires Pereira.

Foi também aprovada por unanimidade uma moção pela abolição de portagens nas SCUT da A28 (Póvoa de Varzim – Porto), tal como vai acontecer com várias outras. Sobre este assunto, o Presidente da Câmara considera que “está a haver uma decisão discricionária no que diz respeito à A28, em que vão retirar alguns pórticos e outros não”. Apesar de se assumir defensor do «utilizador pagador», Aires Pereira não concorda que só alguns sejam pagadores, uma vez que se as Estradas de Portugal e o Governo entendem que há portagens que podem ser abolidas, então que as retirem todas. Pois, os portugueses que utilizam a mesma via não devem ser tratados de maneira diferente. Assim sendo, a moção defende que se coloque em igualdade de circunstâncias a população de todas as povoações por onde passa a A28.

A Assembleia Municipal ratificou a abertura do concurso público para a contratação do serviço de “Iluminações Decorativas – Feliz Natal 2024”, algo que simbolicamente assinala, na nossa cidade, esta época festiva. Para o Presidente da Câmara, esta iniciativa é também uma forma de dinamizar e apoiar o comércio local.