Um dos temas discutido foi a criação do nó de ligação à A7 nas proximidades de Balasar. A este propósito, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esclareceu que “estão a decorrer um conjunto de estudos à volta da execução do Nó da A7. Pela primeira vez, a Ascendi apareceu neste processo interessada e contratou uma equipa projetista para o efeito. Foi muito importante as Câmaras envolvidas (Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão) se terem entendido relativamente à localização, o que facilitou muito o processo. O Município da Póvoa de Varzim preparou-se para a criação de uma nova estrutura viária que de alguma forma não se apoiasse na existente porque esta já está saturada e não tem condições.

Há conjunto de interesses comuns, desde logo da concessionária, da região, e outras entidades envolvidas. É esperado que a criação deste Nó venha a criar condições para que sejam definidas novas zonas apoiadas na nova estrutura viária, ou seja, haverá condições para definir novos espaços para a fixação de indústrias ou qualquer outro tipo de negócios”.

Em relação aos assuntos da ordem do dia, foram aprovados: o pedido de concessão de acordo à transferência de competências do Estado para a Área Metropolitana do Porto, nas áreas da promoção turística interna sub-regional, fundos europeus e programas de captação de investimento e apoio às equipas de intervenção permanente de Bombeiros Voluntários; a proposta de não aceitação da transferência das competências elencadas nos decretos-lei publicados em execução da Lei nº 50/ 2018; a proposta de alteração dos estatutos da ADEPorto – Agência de Energia do Porto e de fixação de cota suplementar.