Os Delfins são uma entidade formadora certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e pelo Instituto de Socorro a Náufragos (ISN), sob a alçada da Autoridade Marítima Nacional, realizando formação de Nadador Salvador Profissional, de Primeiros Socorros, Primeiros Socorros Pediátricos e SBV-DAE. Têm, por isso, uma responsabilidade única na formação de uma significativa parte dos Nadadores Salvadores Profissionais em território nacional e os dados destes 20 anos de trabalho revelam o quão fundamental é o seu papel em prol da segurança dos munícipes, turistas e visitantes do concelho, durante todo o ano.

Além da formação, os Delfins põem em prática, desde 2009, o Projeto Aquavida, uma parceria com as Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e Vila do Conde com o intuito de diminuir o número de incidentes nas praias fora do período da época balnear. Desde a implementação do projeto estiveram envolvidos mais de 200 Nadadores-Salvadores, mais de 3000 ações preventivas, 6000 ações de sensibilização, 10 salvamentos e centenas de intervenções de primeiros socorros.

Em 2017, os Delfins iniciaram o projeto Salvamento Diferenciado, no qual foi possível dotar as praias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde com um equipamento único – uma viatura 4×4 de assistência a banhistas – equipado com kit de oxigenoterapia, saco de abordagem diferenciado, material homologado de salvamento balnear e um desfibrilhador automático externo tornando-o no primeiro meio de salvamento balnear diferenciado a nível nacional, com tais características e devidamente homologado.

Em 2022, o projeto Salvamento Diferenciado sofreu significativas melhorias, tendo passado a incluir uma máquina automática de compressões torácicas (LUCAS), um monitor paramétrico de sinais vitais e um aspirador de secreções. A viatura passou, também, a ser operada diariamente em toda a época balnear por um Nadador Salvador Coordenador e um Enfermeiro.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o trabalho desenvolvido pelos Delfins é essencial, tal como comprovam os projetos mencionados; mas o da sensibilização das crianças em contexto escolar é, segundo Aires Pereira, o que maior impacto tem na diminuição e prevenção dos incidentes.