Não para um belo dia passado ao sol, mas antes para porem em prática o projecto “A escola protege a fauna e a flora dunares”, que surgiu da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o FAPAS – Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens.

Os alunos meteram, então, mãos à obra e desenvolveram acções de limpeza na praia, caracterizaram a flora e a fauna existentes, plantaram estorno e procederam ao arranque de chorão, uma planta considerada invasora, na tentativa de contribuir para a preservação das dunas, e da fauna e flora que estas albergam. Esta acção de protecção ambiental foi ainda o mote para desenhos de cartazes e avisos que cobriram as paredes da escola.

Dada a localização geográfica do município, a sensibilização dos alunos para a importância do litoral e da sua preservação adquire uma importância fundamental, daí a inclusão deste projecto no Plano de Actividades de Educação Ambiental 2006/2007, apresentado em Setembro do ano transacto. Lucília Guedes, bióloga do FAPAS explicou, aquando da apresentação do projecto “A escola protege a fauna e a flora dunares”, em Março deste ano, que dos 900 quilómetros da costa portuguesa, 450 são constituídos por dunas, ou seja, metade da nossa costa. No entanto, os sistemas dunares são constantemente alvo de destruição, pelas mais variadas razões, entre elas o campismo selvagem, a passagem de veículos motorizados ou a circulação de pessoas fora dos trilhos ou dos passadiços.