O CQ é dirigido a adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, e a jovens, entre os 15 e os 29 anos, que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e não estejam inseridos no mercado de trabalho.

A intervenção do CQ divide-se em quatro áreas diferentes: acolhimento, diagnóstico, informação e orientação e encaminhamento. A informação recolhida durante estas etapas tem como finalidade caracterizar e definir o perfil pessoal e profissional de cada candidato, bem como aferir as suas necessidades, motivações e expectativas, de modo a que o encaminhamento para o aumento das suas qualificações seja o mais ajustado e eficaz possível.

Ao longo do processo de orientação, pretende-se que os integrantes deste projeto desenvolvam capacidades de interação, sejam capazes de gerir informação e a mudança, consigam tomar decisões coerentes e consigam aceder a percursos qualificantes para o mercado de trabalho.

A inscrição no CQ pode ser feita a qualquer altura do ano na Escola Secundária Rocha Peixoto, mediante a apresentação do cartão de cidadão e do certificado de habilitações do último ano de escolaridade frequentado. Para mais informações deve contactar a organização através do email centroqualifica@esrpeixoto.edu.pt ou dos números 252 600 557 e 937 201 246.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.