Tendo em conta que a época de Verão é a que regista um grande número de animais abandonados, a autarquia lança a campanha “Não abandone o seu animal”, frisando o sofrimento sentido pelos animais domésticos quando abandonados. De facto, estes podem sofrer maus-tratos, passam fome, podem ser atropelados e até mesmo envenenados, já para não referir a solidão a que estão condenados. Por isso, muitos acabam por adoecer e transmitir as suas doenças às pessoas, transformando-se, assim, num perigo para a saúde pública. Mais, o abandono de animais é uma prática punida por lei e atenta contra os Direitos do Animal. Por isso, a autarquia vai colocar cartazes sobre o tema em vários locais públicos, uma medida que se espera dissuasora e sensibilizadora.

Dentro do possível, os serviços municipais recolhem os animais abandonados que, temporariamente, ganham no canil um novo albergue. No entanto, e porque o canil não consegue acolher todos os animais abandonados, a autarquia pede ajuda aos munícipes, lançando uma campanha de adopção. Assim, os interessados em adoptar um cão do canil municipal devem preencher um formulário disponível no portal municipal, inserindo não só os seus dados pessoais como as características do animal que desejam adoptar. Quando um cão que satisfaça as características enumeradas é encontrado, o adoptante é contactado para que possa ir buscar o seu novo amigo.

Este é um serviço rápido e eficaz. Com apenas um clique, os adoptantes estão a dar uma nova vida àquele que sempre se disse ser o melhor amigo do Homem e contribuem, de uma forma igualmente frutífera, para um concelho de Bom Ambiente.

No entanto, adoptar um animal de estimação deve ser sempre uma decisão ponderada. Verifique primeiro se tem as condições e disponibilidade adequadas para o receber e, acima de tudo, inteire-se sobre as suas obrigações no que toca ao registo e vacinação do seu animal de estimação. Consulte o portal municipal para obter mais informações a este respeito.