Este permite aos poveiros depositar vestuário (roupa e calçado) que estejam já inutilizados e assim contribuir para a recuperação, reciclagem e valorização dos produtos têxteis.

Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente, visitou, esta manhã, na Rua de Mourões, um dos cinco locais onde estão instalados os Roupões. Os restantes situam-se no cruzamento da Rua Viriato Barbosa com a Rua de Penalves, na Rua do Século, junto à EB1, na Praceta Irmã Maria Campos e junto à EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves. Explicando que este equipamento “era um dos que faltava no sentido de disponibilizar à população ferramentas diversas que contribuam para a reciclagem”, o Vereador explicou que os produtos têxteis recolhidos são depois analisados segundo vários critérios de utilização e classificados. De acordo com a sua qualidade o material têxtil pode, se a qualidade for aceitável, ser enviado para mercados de países de terceiro mundo, com poder aquisitivo baixo; ser convertido em matéria-prima para a produção de produtos de limpeza de origem têxtil, se a qualidade for razoável; ou encaminhado para a recuperação de fibras e obtenção de novos materiais, caso a qualidade dos produtos têxteis seja baixa.

Incitando os poveiros a utilizar o Roupão, Manuel Angélico avançou que “caso a adesão for de encontro às nossas expectativas, poderemos avançar para a colocação de novos Roupões, em outros pontos da cidade”. Por isso, a peça-chave de todo este ciclo de recuperação têxtil é, claro está, o munícipe, que deve observar alguns aspectos fundamentais quando coloca a roupa no Roupão. Assim, o vestuário deve ser colocado em sacos plásticos fechados, evitando a colocação de sacos volumosos que podem ficar retidos na boca do contentor, tendo o cuidado de colocar vestuário limpo e seco, dado que roupa molhada ou suja não é reciclável. No momento da deposição, o utilizador deve colocar o saco na boca do contentor e girar a roldana, para que o saco caia no interior.

Serviço gratuito para o cidadão e para o município, o Roupão apresenta várias vantagens, que vão desde a diminuição do volume de resíduos destinados aos aterros ou às incineradoras, passando pelo poupança, por parte do município, no custo de transporte de resíduos, para além, claro, de permitir a reutilização de materiais têxteis. A colocação dos Roupões é da responsabilidade da empresa Wippytex, Lda. que, periodicamente e em função das necessidades do município, fará a recolha dos resíduos com intervalos nunca superiores a uma semana, reencaminhando-os, posteriormente, para a transformação do material têxtil.

Com o Roupão, a Câmara Municipal, expande os seus serviços de deposição de resíduos e dá mais um passo, seguro, em prol da Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente. No entanto, a autarquia está consciente que esta contínua evolução e melhoramento dos serviços a favor do Ambiente são possíveis devido à cooperação dos munícipes. A eles a autarquia pede uma vez mais a colaboração, no sentido de alargar os seus hábitos de separação de resíduos também ao vestuário, realizando, assim, um investimento em si e no concelho.

No portal municipal podem-se obter mais informações sobre o Roupão, assim como sobre a política ambiental da Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente!