A equipa famalicense começou a demonstrar toda a sua categoria na primeira meia-final da Final 4, disputada no sábado, ao vencer o GC Vilacondense por claros 3-0, com os parciais 25-11, 25-16 e 25-20. A formação de Vila do Conde, relativamente inexperiente nestes grandes palcos, foi conseguindo melhorar o nível do seu jogo com o passar dos sets, mas acabou por perder naturalmente perante um adversário tão forte. A réplica dada no último parcial acaba por ser um justo prémio pelo trajeto da equipa na competição.

Na segunda meia-final de sábado, o Leixões SC reservou lugar na final ao derrotar a Escola Pedro Eanes Lobato por 3-1, com os parciais 21-25, 25-15, 25-17 e 25-13. A equipa de Amora entrou muito bem no encontro e surpreendeu o favorito Leixões SC no primeiro set, tornando cada vez menos impossível o sonho de marcar presença numa inédita final. Mas a turma matosinhense acordou com o susto que sofreu e venceu com clareza os restantes parciais e carimbou lugar no encontro de domingo.

Chegados ao jogo da decisão, que teve honras de transmissão em direto pelo principal canal desportivo nacional, a Sporttv, numa clara demonstração do prestígio e interesse da competição, o AVC Famalicão venceu por 3-1, com parciais de 21-25, 25-20, 25-21 e 25-22.

Num jogo muito equilibrado e num Pavilhão a ferver de entusiasmo, como é apanágio das grandes finais, o Leixões SC superiorizou-se no primeiro set, mas acabou por perder por detalhes nos três parciais seguintes, que consagraram o AVC Famalicão como justo vencedor da Taça de Portugal, pela segunda temporada consecutiva, curiosamente com o mesmo resultado da edição de 2016 (3-1 frente ao Porto Vólei 2014).

No final do encontro, a Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, entregou o troféu à capitã da equipa vencedora, Luana Gomes.

A Final 4 da Taça de Portugal de voleibol feminino foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol, em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que desta forma, voltou a brindar os poveiros com a realização de uma prova de referência do calendário desportivo nacional.