A obra encontra-se na fase de acabamentos finais, uma fase que inclui, por exemplo, o tratamento de taludes, a colocação do pavimento ou construção de rotundas para regulação do tráfego. A avenida, que se estende por cerca de dois quilómetros e meio, contempla ainda espaços ajardinados e alguns lugares de estacionamento.

Importante via rodoviária, na medida em que se apresenta como alternativa à Estrada Nacional 13 ou à Avenida dos Banhos, atravessando a Póvoa de Varzim em direcção a Vila do Conde sem passar pela malha urbana, a nova via liga a última rotunda da Avenida do Mar, antes da A28, ao limite sudoeste da Póvoa, cruzando-se com as ruas do Comendador Francisco A. Quintas, das Arroteias, de Almeida Brandão, Via General Humberto Delgado, Rua da Sacra Família, Dr. Belarmino Pereira e Viriato Barbosa.  

Em alguns troços da Avenida 25 de Abril é já possível ver-lhe a futura “cara”, com os passeios já prontos, a iluminação colocada e as árvores já plantadas, como é exemplo o troço que liga a Avenida à Via General Humberto Delgado.

Como alternativa à Estrada Nacional 13, a Avenida 25 de Abril irá também permitir que os incómodos, a nível de tráfego automóvel, provocados pelas obras na Avenida Mousinho de Albuquerque e Praça do Almada sejam minimizados.

A nível de crescimento urbano, a nova Avenida irá também trazer um novo impulso à cidade, criando uma nova centralidade, de olhos postos no futuro. Já numa entrevista ao Porto Canal, em reportagem que foi emitida a 26 de Outubro do ano transacto, Macedo Vieira, questionado sobre a Via B, disse tratar-se de “uma via urbana, com grandes espaços verdes” que iria permitir “um crescimento da cidade de uma forma planeada e organizada para 20 ou 30 anos”, sublinhando ainda a importância desse planeamento, que prevê 0,5 como o índice de construção. O excerto dessa entrevista pode ser visto aqui.