• Vento do quadrante Oeste, soprando moderado a forte (até 40 Km/h), com rajadas que podem atingir 60 Km/h na faixa costeira ocidental e terras altas (em especial serras da Lousã, S. Mamede e Monchique, durante a tarde e início da noite) e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve. Diminuição da intensidade do vento no litoral a partir de domingo (22 julho).
  • Temperatura máxima a variar entre 30 e 35ºC no  interior e entre 24 e 26ºC no litoral, prevendo-se uma ligeira subida em especial no sábado e na segunda-feira (21 e 23 julho).
  • Humidade  Relativa  do  Ar  (HRA)  entre  20  e  30%  nas  regiões  do  interior  e  do Algarve, com franca recuperação noturna na generalidade do território.

Estas condições configuram índices de risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito  de  Faro  e  em  alguns  concelhos  dos  distritos  de  Castelo  Branco,  Portalegre, Santarém e Beja, com previsão de agravamento na segunda-feira (23 jul) no interior norte e centro (em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco).

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:

• Tempo quente e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido:

• Realização  de  queimadas,  de  fogueiras  para  recreio  ou  lazer,  ou  para  confeção  de alimentos;
  • Utilização  de  equipamentos  de  queima  e  de  combustão  destinados  à  iluminação  ou  à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A  ANPC  recorda,  ainda  alguns  cuidados  especiais  a  ter,  face  às  condições meteorológicas   previstas,   na   realização   de   trabalhos   agrícolas   e   florestais, nomeadamente:

• Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
  • Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
  • Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes  face  à  situação  de  perigo  de  incêndios  rurais,  nomeadamente  com  a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em  vigor  e  tomando  especial  atenção  à  evolução  do  perigo  de  incêndio  para  os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.