A freguesia de Balasar conta, a partir de domingo, com um edifício da Junta de Freguesia reabilitado e modernizado.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Balasar, José Araújo, marcaram presença no momento simbólico de descerrar da placa de inauguração do espaço, que foi devidamente benzido pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro.
Para Aires Pereira, tratava-se de um edifício com o qual “nunca me sintonizei, pela forma como estava executado, pelos problemas de funcionamento que tinha e pelo mau aproveitamento interior”. Era um local que “não correspondia às expectativas das pessoas” e não fazia justiça a uma “Balasar desenvolvida, moderna e de olhos postos no futuro”.
Esta “obra magnífica”, permitiu dotar a casa dos balasarenses de todas as condições e valências administrativas – secretaria, correios, Espaço do Cidadão e local para formações e realização das Assembleias de Freguesia – e a nível social – com espaço para prática de diversas atividades, como ginástica sénior, yoga, hip-hop, teatro, espetáculos e instalação de várias associações da freguesia.
“Como esta obra está feita, está paga e a obra mais importante é sempre a que falta fazer”, Aires Pereira anunciou que “esta semana, abrimos o concurso público de aproximadamente um milhão de euros para a empreitada que irá permitir avançar em definitivo para a construção da rede de saneamento no centro da freguesia”. Esta intervenção permitirá dotar a freguesia das condições necessárias para a conclusão “do investimento no Santuário, que será uma referência internacional”, uma mais valia para o concelho”.
Nesta realidade, “entronca a necessidade da conclusão do Nó da A7”. Para o Presidente da Câmara, “custa a perceber porque não se toma uma decisão, quando a concessionária (Ascendi) está de acordo e “tratou dos projetos necessários” a troco de uma “prorrogação de seis meses ao contrato”. Nesta fase, Aires Pereira entende que a comunidade de Balasar terá de estar unida nesta reivindicação, porque “só com relevância nacional e a ajuda dos órgãos de comunicação social é que as pessoas reagem”.
A finalizar, o Presidente da Câmara destacou o trabalho conjunto com a Junta de Freguesia “em sintonia de objetivos para a comunidade de Balasar”, que resultou na conclusão do “magnífico espaço do Parque Desportivo” e irá possibilitar a construção da nova sede dos escuteiros e da requalificação do adro da Igreja Paroquial.
Na sua intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia de Balasar salientou que este “dia é muito importante para Balasar”, não só pela reabilitação do edifício, como também “pela data escolhida para a inauguração, 13 de outubro, em que se celebra o 69.º aniversário da morte da maior embaixadora de Balasar e da Póvoa de Varzim em todo o Mundo, beata Alexandrina Maria da Costa”.
Este domingo festivo para Balasar contou, para além da inauguração do edifício requalificado da Junta de Freguesia, com uma Eucaristia de Comemoração da Beata Alexandrina, por ocasião do 69.º aniversário da sua morte. A missa, realizada na Igreja Santa Eulália, foi presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro.