Com entrada gratuita, o concerto terá o seguinte programa: Sangue de Artista – Pasodoble – Jaime Texidor, Elisabeth – Musical – Johan de Meij, Christmas – Concerto para Trompete – R. Smith, Czardas – Concerto para Saxofone – Vittorio Monti, A Swinkling Christmas – Willy Hautvast, Les Deux Cousins – Concerto para dois Trompetes, Foi Deus – Fado – Sílvia Lopes, Rua do Capelão – Fado – Sílvia Lopes, Sinos de Belém – Amílcar Morais e Rapsódia Poveira – Afonso Alves

Fundada em Junho de 1864, a Banda Musical tomou o nome de Banda de Música Povoense ou Banda Marcial Povoense. Em Agosto de 1906 adopta o nome de Banda Musical dos Bombeiros Voluntários.

Em 1925 passa a designar-se por Sociedade Musical Banda Povoense mas, com a dissidência de alguns elementos, uma nova banda foi fundada com o nome de Associação da Banda Musical “A Poveira”.

A 10 de Abril de 1947 ambas as bandas se unem e surge a Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, hoje Instituição de Utilidade Pública.

A Associação é composta pela Orquestra Ligeira e pela Banda Musical, contando actualmente com mais de 60 elementos, 80% dos quais jovens músicos nascidos na Póvoa e formados nas escolas da própria Banda.