A iniciativa, realizada no Museu Municipal, contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva.

A formação assentou em dois grandes blocos: num primeiro momento e a partir de um ciclo entre o trabalho em plenário e em pequenos grupos, os participantes foram desafiados a refletir, debater e abordar ‘‘questões-chave’’ associadas ao Voluntariado, a partir do conhecimento que dispõem. Posteriormente, foi-lhes apresentada a Bolsa Concelhia de Voluntariado, com enfoque para aqueles que são os seus âmbitos, missão, valores e modelo de organização e atuação.

Neste mesmo encontro os participantes formalizaram o seu Programa de Voluntariado com o Município, passando à situação de ‘‘ativos’’. Pretende-se que a partir desta formação inicial, os Voluntários da BCVPV, possam integrar de forma responsável, esclarecida e comprometida, futuros projetos de voluntariado, dinamizados por esta autarquia ou pela sua ampla rede de parceiros locais de Voluntariado.

Esta formação contou com a supervisão pedagógica de técnicos da autarquia, habilitados pelo CNPV/ISS para a formação de Voluntários.

Desde janeiro, a Bolsa Concelhia de Voluntariado vem mantendo um forte dinamismo e atividade local, nomeadamente: promoveu uma Formação Inicial em Voluntariado (21 participantes); dinamizou um Workshop em Voluntariado, dirigido a técnicos e voluntários de uma IPSS do concelho (29 participantes); mediou a inserção dos seus Voluntários em 5 (novos) Projetos locais de Voluntariado (média de 7 a 10 voluntários por projeto); mediou e assegurou o acompanhamento dos seus voluntários inseridos num projeto local de Voluntariado, de longa duração; integrou 21 novos voluntários, com a assinatura dos respetivos Programas de Voluntariado com o Município; prepara duas campanhas locais de voluntariado de âmbito nacional. Para além de assegurar a gestão administrativa e logística de novos projetos e cursos, a gestão de candidaturas de voluntários e entidades, como o apoio aos seus parceiros no desenvolvimento do voluntariado.

Se estiver interessado em conhecer a Bolsa Concelhia de Voluntariado, pode visitar https://www.cm-pvarzim.pt/territorio/coesao-social/voluntariado e inscrever-se em https://www.cm-pvarzim.pt/territorio/coesao-social/voluntariado/candidaturas-voluntariados-projetos/