Com intuito de promover a informação veiculada nos media (informação/cultura/educação para os média) e recorrendo a uma temática muito em voga nos últimos anos – o valor da informação / valor da imagem –, a atividade está a ser desenvolvida com alunos do 2º e 3º ciclo.

As imagens que vemos, nem sempre mostram o início ou o final felizes. Há até aquelas que são captadas num evento e que são tiradas do seu contexto para servirem os meios de comunicação para fazer uma notícia sensacionalista.

A leitura no mundo e nos meios de divulgação atuais tende a ser cada vez mais rápida e mais telegráfica. A leitura na diagonal leva, muitas vezes, a alterações de conteúdo e descontextualização da informação.

Mediante uma imagem apresentada, é criada uma mensagem de rodapé supondo que será divulgada nos meios de comunicação.

Propõe-se a interação dos alunos perante algo que lhes é apresentado e que pode/ou não influenciar os comportamentos sobre o mundo/informação. “Nós damos a imagem, tu crias a mensagem”. No final comparam-se todas as propostas de mensagem de rodapé à imagem real (dentro no seu contexto).

A iniciativa tem como principais objetivos: demonstrar diferenças entre bom/mau da imagem; falar sobre a velocidade com que lemos a informação; os perigos da leitura rápida e da desintegração de contexto e o valor da imagem vs valor da informação.