A mostra é constituída por livros, fotografias, recortes de imprensa sobre o herói poveiro e sobre o monumento erigido em sua honra, da autoria do Arquiteto poveiro Rui Calafate,  e que foi inaugurado em 9 de Setembro de 1963.

A mostra estará patente na Biblioteca até 31 de outubro.

“Elísio Martins da Nova, filho de José Martins da Nova e de Margarida Martins da Nova, nasceu na nossa terra, na travessa ou beco das Hortas (antiga travessa ou beco dos Enjeitados), em 29 de Agosto de 1896. Assentou praça na Armada em 1916 e foi promovido a telegrafista em 1918.

De uma plaquete emitida pelo Ministério de Marinha – Direcção-Geral dos Serviços de Electricidade e Comunicações (com a divisa “A Pátria honrai que a Pátria vos contempla”), e com o retrato de Elísio da Nova, em corpo inteiro e fardado de marujo, transcrevo os seguintes informes: “ Estando embarcado no caça-minas “Augusto de Castilho”, durante a I Grande Guerra Mundial, deu provas de bravura no combate travado, em 14 de Outubro de 1918, entre este navio e o submarino alemão U 139, morrendo no seu posto, pelo que foi promovido postumamente a cabo telegrafista por decreto de 29 de Novembro de 1918. Foram-lhe concedidas as seguintes condecorações: – Cruz de Guerra de 1ª Classe. – Medalha comemorativa das Campanhas do Exército Português com as legendas «No Mar 1916-1917-1918» e “Augusto de Castilho 14-10-1918”. – Medalha da Vitória. – Distintivo da Cruz de Guerra”. Jorge Barbosa – Toponímia da Póvoa de Varzim, In: Póvoa de Varzim. Boletim Cultural Vol. X nº 2 (1971) p. 286-287.

No âmbito da exposição documental “A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra: documentos e memórias”, a Biblioteca Municipal reuniu um conjunto de testemunhos em vídeo, incluindo o seguinte: https://vimeo.com/channels/bmrochapeixoto/120497952 com Helena Milhazes da Nova e Isabel Milhazes da Nova sobrinhas de Elísio da Nova – telegrafista poveiro homenageado pela Póvoa de Varzim com um monumento no Largo junto do posto dos CTT, atualmente designado de Largo Elísio da Nova.