Paulo Leite, Comandante do GOBS organizará uma demonstração de cinotecnia (técnicas de cães treinados) para a comunidade escolar do 1º ciclo, da parte de manhã, pelas 9h30 na Biblioteca Municipal.

Os protagonistas desta sessão serão cães treinados e visa possibilitar aos participantes uma noção básica da importância do cão enquanto complemento das ações na área da segurança. Com treino pode ser tirado o máximo partido de todo o potencial e capacidades naturais do cão, ao nível do olfato para a deteção de droga, engenhos ou situações de calamidade.

Em termos operacionais, o GOBS tem uma equipa cinotécnica, uma equipa de resgate com cordas, uma equipa de enfermagem e outra de resgate em águas bravas (rios e mar na zona da costa), inundações e cheias.

Os cães de busca e salvamento têm um trabalho muito aprofundado e sério sendo cruciais quando vidas humanas estão em causa. As forças de segurança, como a GNR e a PSP, possuem grupos cinotécnicos onde os cães e as suas capacidades específicas de salvamento são utilizados. A associação GOBS promove também o interesse por estes animais, proporciona treino adequado a cães de busca e salvamento e efetua diversas operações de resgate.

O Dia Mundial do Animal celebra-se desde 1930 em vários países e tem o objetivo de lembrar que os animais são seres vivos com direitos.

Esta efeméride coincide com o dia da morte de Francisco de Assis, por ter sido um acérrimo defensor dos animais.

Os direitos dos animais estão consagrados em 1978 através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO.