Pelo segundo ano consecutivo o Pelouro da Cultura abriu as portas deste espaço em pleno mês de Agosto, caracterizado pelo ambiente familiar que se sente a cada recanto, seja no interior da Casa ou no seu exterior, onde os magníficos jardins foram palco de divertidos momentos em família. Prova de que este recente espaço começa a ganhar adeptos na Póvoa de Varzim, o número de utentes este ano foi quase o dobro do verificado o ano passado – em 2008 foram 588 visitantes.

Para além da disponibilização de literatura infantil e juvenil, revistas generalistas e temáticas, e ainda de livre acesso às caixas de álbuns para consulta de documentos, a Biblioteca de Jardim contou com a equipa do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal para dinamizar inúmeras actividades, entre elas jogos infantis e oficinas de expressão plástica, animação lúdica e pedagógica, sessões de vídeo educativos e de ficção e ainda pinturas faciais.

Entre 40 a 50 crianças usufruíram, diariamente, dos jardins da Casa, sem dúvida o seu espaço preferido, acompanhados de pais ou avós. Com idades que iam dos 1 aos 13 anos, as leituras em família, os brinquedos e os jogos eram as actividades predominantes.

A 14 de Agosto, a Biblioteca de Jardim recebeu Luísa Dacosta e cerca de meia centena de crianças, para assinalarem a passagem do terceiro ano sobre a morte de Manuel Lopes, antigo director da Biblioteca Municipal. Entre amigos e crianças, a escritora leu História com Recadinho, numa tarde onde os livros, a amizade e as muitas histórias dominaram as conversas. Uma bela forma de homenagear Manuel Lopes, que à cidade deixou a sua Casa, no nº 68 da Avenida Mousinho de Albuquerque, um pedacinho de calma em plena malha urbana.