Para assinalar o Dia Nacional do Pescador, a Biblioteca Municipal vai realizar uma sessão de leitura do livro infantil “Tempo é uma palavra que se empresta ao Mar” de Raquel Patriarca.
A iniciativa terá lugar a 31 de maio, às 15h30, na Sala infantil e juvenil da Biblioteca Municipal.
“Já te perguntaste como funciona o tempo? Somos nós que decidimos como o usar ou é ele que nos leva, embalados, no ritmo do seu caminho? E teremos mesmo de ordenar as coisas para as quais guardamos tempo? Pela voz do pensamento de uma menina que, mais do que senhora das palavras, sonha ser senhora do tempo, vamos tentar descobri-lo”.
Presença assídua no Correntes d’Escritas, Raquel Patriarca nasceu em Benguela, em 1974. Bibliotecária, documentalista, investigadora, contadora de histórias e escritora, é doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma tese sobre a história do Livro infantojuvenil em Portugal, acabada de publicar. É mediadora da leitura para o público mais jovem, e professora de futuros bibliotecários e arquivistas. Em setembro de 2022, publicou o seu primeiro livro de poesia, Cada gesto essencial, a que se seguiram mais dois; Ástato, na coleção ElemeNtário em 2024, e Cartografia em 2025, este último em irmandade com a poeta Minês Castanheira. Em maio de 2025, o seu livro Os Avós são as pessoas preferidas dos Pássaros recebeu o Prémio Ibérico Álvaro Magalhães para a Literatura Infantojuvenil.
